Translate

domingo, 8 de novembro de 2015

JAPUS = Psarocolius decumanus

No dizer de Eurico Santos em seu livro antigo e gostoso de ler "Pássaros do Brasil", o Japu é um "imponente passarão de respeitável bico amarelo e longa cauda". De fato, além da beleza da plumagem, diria que se trata de uma ave espalhafatosa!  Na mata é fácil, percebe-lo, tal a algazarra que seus bandos apronta! Outro antigo naturalista, Azara, dizia que o estrago que produz com seus bandos seria comparável ao de um bando de macacos!.
Mas deixando de lado essas opiniões nem tanto 100% verdadeiras, podemos dizer que Japus são Icterídeos muito gregários, vivendo em bandos na floresta ou em suas bordas e que elegem arvores altaneiras para nidificar. E o fazem em colonias, com lindos e compridos ninhos em formato de bolsas que ficam balançando ao vento, embalando seus filhotes em sono reparador. Mas, suas colonias também são visitadas por predadores o que termina por abandonar esse sossego.
Nesse sábado 7 de novembro, em visita à estrada Marginal à Res. Duas Bocas, pudemos ver cinco colônias de Japus, Psarocolius decumanus!



Essa colonia possuía uns 20 ninhos, e não foi possível mostrar todos nessa foto!.
As aves estavam construindo os ninhos, entrando e saindo das bolsas:


O grande problema foi a presença do parasita Iraúna grande, o Molothrus oryzivorus, que estava vigiando, espreitando a oportunidade de por seus ovos em um dos ninhos:


Igualmente, trata-se de outro Icterídeo, de grande porte, mais de 35 cm. de comprimento!


Durante o período que lá estivemos a Iraúna não conseguiu seu intento, de botar seus ovos no ninho dos Japus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela visita e comentário!