Translate

sábado, 29 de novembro de 2014

AVES DA SERRA DO ESP. SANTO = CAMPINHO

A localidade de Chapéu em Domingos Martins,  município situado próximo a Vitória e conhecido também por Campinho, está situada na encosta serrana a cerca de 450-550 metros de altitude e pode ser considerada como o primeiro degrau do relevo em direção ao planalto. A região até hoje em dia é densamente florestada, o que proporciona ao birder um excelente lugar para pesquisas e observações de aves.

Algumas aves:







1) anambezinho, Iodopleura pipra
Talvez nosso registro mais sensacional! Esse pequeno (9 cm.) cotinga é um habitante da copa e raramente é visto e registrado, por isso seu encontro foi muito comemorado! chegamos a ver na copa da árvore um casal:


É uma impressão difícil de racionalizar, o encontro com essa avezinha na mata. Somos tomados por uma sensação de admiração ao vê-lo, tão pequenino, voando entre as copas da mata alta. Observa-lo voar nas copas no meio de uma floresta densa e extensa é um milagre! Como descobri-lo naquela imensidão verde? Além do mais, trata-se de um cotingideo, família muito famosa de aves sul-americanas, estando classificada junto com eméritos figurões de nossas aves como a Araponga, o Cri-Crió, o Pavó, o Anambé-Preto e tantos outros! o que possuem em comum? alguma característica marcante que os diferenciam dos demais integrantes da categoria passeriformes.

Os demais são aves florestais belíssimas, como o Arapaçu-liso, Dendrocincla fuliginosa, Ariramba, Galbula ruficauda; Assanhadinho,    Myiobius barbatus; Vira-folhas, Sclerurus scansor; Tangará, Chiroxiphia caudata e Tiê-do-mato grosso, Habia rubica.

Sobre a Vira-Folhas, Sclerurus scansor,  e o Anambezinho, Iodopleura pipra, faremos uma postagem mais detalhada em breve.

Abração amig@s!