Translate

segunda-feira, 11 de março de 2013

NOVOS REGISTROS DE AVES NO ES.

Recentemente tivemos a alegria de registrar aqui no ES alguns  lifers, isto é, aves antes não conhecidas ou mesmo fotografadas. Inclusive, uma delas foi lifer registrado no site wikiaves, www.wikiaves.com.br como sendo  uma nova  para  o ES.

Vejamos quem  são essas aves:




Essa ave, um furnarídeo parecido com o joão graveto é o Ui-pi, nome cientifico Synallaxis albescens foi encontrado nos pastos em Sobreiro distrito de Laranja da Terra no carnaval. Foi o primeiro registro no Esp.Santo onde a espécie não era conhecida. Foi uma emoção, depois, confirmar que era o Ui-pi e foi uma ID difícil de ser feita tal a semelhança dessas aves com outras espécies de furnarídeos.



O Murucututu, Pulsatrix koensyswaldiana é ave extra ordinária que já sabíamos que habitava em capoeirões inclusive em Sobreiro e foi lá  que conseguimos fotografar  esse aí. Bastou repetir o som de sua vocalização no gravador  que atraímos dois desses corujões. O alvoroço que se formou na casa para ver de perto esses corujões  foi incrível. Um registrão.



Esse aí encima é o Tropeiro-da-serra, Lipaugus lanioides, um de  nossos cotingas mais extra ordinários! Habita as matas de montanhas e é endêmico do Brasil Oriental. Essa foto foi tirada em mata na localidade de Santa Rosa município de Itarana, também no  carnaval.



Essa saracura muito graciosa foi registrada na lagoa do Juara na Serra-ES, trata-se da Sanã-parda, Laterallus melanophaius.




Um de nossos mais extra ordinários gaviões, o Gavião-Pato Spizaetus melanoleucus, clicado em sitio no município de Santa Maria de Jetibá.



Esse belíssimo e gracioso beija-flor  é o Estrelinha-ametista, aqui  uma femea,  Calliphlox amethystina, fotografado no parque do  Museu Mello Leitão em Santa Teresa.


A garça real, Pilherodius pileatus em uma lagoinha próxima a um capoeirão em Santa Teresa.


O gavião-caracoleiro, Chhondrohierax uncinatus voando alto em Chapéu, Domingos Martins.


Por último, o Inhambuaçu, Crypturellus obsoletus em um lance de muita sorte, na mata em Domingos Martins, na localidade de Chapéu. A ave foi  atraída por um dos colegas com a utilização de pio de madeira!

Terminando  por aqui e prometendo não mais demorar tanto para postar fotos de nossas maravilhosas aves!


um abração em todos visitantes!